redirecionamento

sábado, 17 de julho de 2010

A DEMOCRACIA DOS QUE SE JULGAM PODEROSOS E DEFENDEM A DEMOCRACIA DA BOCA PRÁ FORA.

A propósito do infeliz, antidemocrático e autoritário comunicado do advogado Cleto Gomes, secretário geral "sub judice" da OAB, proibindo a realização de debates com os candidatos ao quinto constitucional, partilho com todos(as) colegas os textos abaixo, publicados no blog do Eliomar de Lima:

1. Nota de esclarecimento do Valdetário Monteiro, presidente “sub judice” da OAB;
2. Comentário meu sobre a nota acima mencionada;
3. Comentário do secretário geral “sub judice” da OAB, Cleto Gomes (para mim grosseira e falseadora da verdade);
4. Comentário meu respondendo ao dr. Cleto Gomes.

A propósito: o conteúdo do e-mail do dr. Cleto Gomes (que originou todo o debate), para mim, tem uma das possibilidades que elenco a seguir (ou todas): 1. Ou o ilustre colega não pensou o que escreveu; 2. Ou escreveu e não leu; 3. Ou leu e não entendeu o que escreveu...
Tem gente que confunde a realização da democracia com a formação de eventuais maiorias construídas com a força do dinheiro.
Para uma boa compreensão de todo esse debate disponibilizo, abaixo, todos os textos que se seguiram ao meu comentário original (aqui neste blog e no blog do Eliomar de Lima):
===

Do presidente da OAB do Ceará, Valdetário Monteiro, recebemos a seguinte nota de esclarecimento acerca de post do Blog intitulado “OAB proíbe debate”. Confira:
A OAB do Ceará tem fomentado o amplo debate sobre a eleição para o quinto constitucional, vaga do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará e, para tanto, enviamos e-mails com a relação e foto de todos os candidatos e disponibilizamos na nossa página (http://www.oabce.org.br/institucional/quinto-constitucional) todas as informações sobre os candidatos e sobre o processo de consulta à categoria.
Pela primeira vez na história da Ordem Alencarina, temos disponibilizado, em nossa página, todos os documentos normativos estaduais e federais referentes às escolhas do quinto. Neste momento, temos três escolhas em andamento: uma vaga para o TJ/CE; uma vaga para o TST e três vagas para o STJ (http://www.oabce.org.br/institucional/resolucoes-e-portarias).
Quando contatado por telefone pelo presidente da Associação dos Advogados do Ceará (AACE), Hélio Winston, de imediato, louvei a importância de realizar o ciclo de entrevistas com os candidatos ao quinto constitucional.
Somos pela democracia e, em momento algum, poderíamos agir de forma diferente. Tanto é verdade que o advogado e presidente da Comissão dos Advogados em Inicio de Carreira, Eduardo Castelo, também promoverá algo parecido no dia 21 de julho na FESAC, no que a OAB-Ceará incentiva e conclama as demais associações a realizarem debates semelhantes.
As eleições serão realizadas no dia 30 de julho de 2010, na FA7, das 8 às 17 horas. Advogados e Advogadas para votar precisam estar em dia com a entidade até 15 de julho de 2010. Cada advogado e advogada pode votar em até três candidatos que concorrem a uma vaga de Desembargador TJ/CE.
Valdetário Andrade Monteiro
Presidente da OAB Ceará.
VAMOS NÓS – Resta saber quem andou fazendo a confusão nesse meio de campo entre a presidência da OAB do Ceará e a AACE. De qualquer forma, os dedbates estão garantidos. E viva a democracia!
3 Resposta(s) para “OAB-CE manda nota esclarecendo polêmica com a AACE”
Deodato Ramalho, em 16-07-2010 as 18:36 Said:
Estranha essa nota do presidente da OAB. Quem quiser ver o inteiro teor do comunicado feito pela direção da OAB, afirmando que não poderia haver o debate na AACE, é só acessar o blog que mantenho na internet http://www.deodatoramalho.blogspot.comNa nota acima não é mencionado uma linha que seja sobre a decisão da diretoria da OAB, da qual o dr. Valdetário é presidente, de tentar proibir o debate. A não ser que o secretário geral da entidade, dr. Cleto Gomes, tenha usado indevidamente o nome da diretoria (repito: íntegra do e-mail por ele endereçado a todos os conselheiros da OAB no http://www.deodatoramalho.blogspot.com
cleto gomes, em 16-07-2010 as 21:46 Said:
Deodato
Vc devia deixar de ser tão maldoso, pois, mesmo licenciado da OAB/CE, tenta, a todo custo, causar discórdia dentro da classe.
O melhor seria que o colega fosse cuidar de sua política partidária e da administração pública municipal, ao invés de ficar faltando com a verdade perante a classe.
Por isto que vc não se ele a cargo político.
O e-mail remetido por mim para os diretores teve o teor abaixo:
“Prezados Diretores
Na resolução que rege a eleição não está prevista esta forma de debate.
Ademais, um debate com 20 candidatos é inconcebível.
Assim, somos pela não realização de debate em decorrência da quantidade de candidatos.
De qualquer forma, se a diretoria deliberar pela realização de debate, este deverá ser autorizado pela OAB/CE e não por uma associação que não tem qualquer vínculo institucional com a OAB/CE.
Intimar os candidatos sobre a decisão da diretoria, com URGÊNCIA.
CLETO GOMESSECRETÁRIO GERAL DA OAB/CE”
O e-mail bacharel em direito foi submetido aos demais diretores para discussão e não resultou de deliberação da diretoria.
Quando remeti o e-mail para os diretores tentei preservar exatamente a isonomia, pois, vc com certeza estará neste debate, mesmo sem ser advogado, tumultuando o evento.
Fui contrário ao debate perante a diretoria por três motivos: primeiro em decorrência da quantidade de advogados; segundo porque, ao meu sentir, a resolução veda o debate; e, terceiro porque entendi que se o debate fosse realizado deveria ser mediado pela OAB/CE e não pela AACE.
Para demonstrar que sou democrático e transparente, juntamtente com a atual gestão da OAB/CE, gostaria de lhe informar que todas as Sessões do CS, que vcs não realizaram na gestão passada, são transmitidas ao vivo pela internet.
A OAB/CE está 100% virtualizada.
Isto vc não comenta, mas, para destratar um colega, seu amigo, vc desvirtua um e-mail, visando macular o nome da Ordem!
Vc me conhece muito bem e sabe da minha postura. Ou não sabe mais?
Lamento a sua atitude, mas, de uma pessoa como vc só posso esperar isto mesmo.
Cleto Gomes
Deodato Ramalho, em 16-07-2010 as 17:21 Said:
Cleto,Lamento a sua grosseria. O conteúdo do seu e-mail fala por si só. Não precisa que eu o responda. Quanto aos meus afazeres sei deles cuidar muito bem. Quem macula o nome da ordem são aqueles que não prezam a sua história, muitas vezes, inclusive, utilizando-a para satisfação de seus próprios interesses. Quando você, em mais uma grosseria diz que “…de uma pessoa como vc só posso esperar isto mesmo”, não era isso que vc dizia de mim. Não lhe critiquei pessoalmente critiquei e reafirmo aqui a crítica quanto à tentativa de vocês de impedir a realização de debates entre candidatos. Mais uma vez: o conteúdo do seu e-mail fala por si, além da sua afirmação de que não aceitou a realização de qualquer debate. Quanto a ter ou não ter voto vc não é a pessoa mais indicada para fazer essa avaliação.

Um comentário:

  1. AMIGO,
    GOSTEI MUITO DE SUA FORMA DE ABORDAR OS TEMAS QUE INICIALMENTE PARECEM DIFÍCEIS, PORÉM COM SUA FORMA DE ESCRITA, SÃO FACILMENTE ENTENDÍVEIS.

    PARABÉNS

    FÁBIO LUÍS STOER

    ResponderExcluir